O Oceano Dentro de Nós: O Poder dos Minerais

Os oceanos cobrem 71% da superfície terrestre e contêm aproximadamente 97% de toda a água do nosso planeta. Menos de 1% da água da terra é doce e 2-3% de toda água está contida em geleiras polares. A vida na terra começou dentro da água e dependemos da água dos oceanos para nos dar alimentos e mais importante ainda, para produzir o oxigênio que respiramos. Os oceanos devem ter se agitado de raiva diante das notícias recentes relacionadas as queimadas na Amazônia:“Os pulmões da terra estão em chamas, ” postou Leonardo DiCaprio. “A floresta amazônica – os pulmões que produzem 20% do oxigênio do nosso planeta – está pegando fogo”, tweetou Emanuel Macron. Ver a floresta queimar já é ruim, e acompanhado de fakenews pior ainda! Os verdadeiros pulmões da terra são os oceanos, que produzem em torno de 50% do nosso oxigênio.  A floresta amazônica produz sim bastante oxigênio – assim como todas as plantas e gramas do planeta – porém todo este oxigênio é consumido lá mesmo pelo próprio bioma da região

Pausa para a ciência:

  • Os oceanos são capazes de produzir oxigênio graças aos fito-plânctons, micro-organismos unicelulares que vivem na superfície da água dos oceanos, usando a energia do sol e nutrientes da água para fazer fotossíntese. Durante a fotossíntese, eles liberam nosso precioso oxigênio.
  • A poderosa spirulina que usamos para preparar algumas delicias aqui na Urban Remedy, é uma cianobactéria/alga verde azul que também faz fotossíntese.Grama por grama é o alimento mais rico em proteínas do mundo! Rica em clorofila, ferro e cobre, vitaminas do complexo B, antioxidantes variados.
  • À medida que plantas verdes morrem e caem na terra ou no fundo do mar, uma pequena fração de seu carbono orgânico é enterrado e fica lá por milhões de anos formando substâncias como o petróleo, carvão e xisto. O oxigênio liberado na atmosfera quando esses carbonos enterrados foram fotossintetizados milhões de anos atrás é a razão pela qual temos tanto oxigênio na atmosfera hoje.
  • Hoje os fito-plânctons e plantas verdes terrestres mantêm um equilíbrio na quantidade de oxigênio atmosférico, que é aproximadamente 20% de todos gases que respiramos juntos.

Além de todas as maravilhas que você acabou de aprender sobre os oceanos, saiba que eles contêm TODOS os 75 minerais e minerais traço iônicos que nosso organismo precisa, nas exatas proporções (com a exceção do sódio) necessárias para manter um nível de saúde vibrante. Durante milhares de anos, todas as sementes e plantas ajudaram a dissolver minerais retirando-os das profundidades do solo e trazendo-os para a superfície onde eles são transportados pelos rios até o oceano. As pedras, que são puros minerais, fornecem minerais ao mar quando são banhadas pelos rios e pela chuva que escoa até o oceano. A água do mar é salgada devido há milhões de anos em que minerais foram levados pelos rios aos oceanos e lá foram ficando cada vez mais concentrados.

Os minerais são fundamentais para absolutamente TODAS as funções do nosso organismo. Eles não trabalham sozinhos e sim em sincronicidade um com o outro e com o metabolismo de proteínas, carboidratos, lipídeos e vitaminas. Eles têm três funções principais em nosso corpo:

1. Fornecem material estrutural para nossos ossos, dentes e tecidos conjuntivos

2. Permitem que impulsos elétricos se propaguem pelos nervos impactando toda a comunicação celular

3. Agem como catalisadores e apoiam as enzimas em milhares de processos como reprodução de DNA, respiração celular e fabricação de proteínas.

A vela de ignição do seu carro age como um catalisador quando permite que a gasolina se transforme em energia. Devido a este papel de catalisador que os minerais têm em nosso organismo, podemos imaginar o efeito devastador para a saúde que a ausência deles pode causar. Somente o magnésio participa de mais de 300 reações enzimáticas. Uma deficiência em apenas este mineral pode causar mais de 300 problemas em nosso organismo. Sem minerais somos como um carro cheio de gasolina, mas sem a vela de ignição.

Nosso organismo não produz minerais, portanto é fundamental que nossa alimentação seja rica nestes elementos que além de nos conferirem saúde interna também proporcionam a beleza da pele, cabelo, unhas e dentes! As verduras, sementes, castanhas e frutas são riquíssimas em minerais, pois as plantas puxam os minerais do solo! É fundamental comermos de todas as variedades destes alimentos em abundância, como fazemos aqui na Urban Remedy, para obtermos todos os tipos de minerais. É fundamental também consumir sal marinho e algas marinhas (ou sal do Himalaia que também contém diversos minerais traço difíceis de obter nos alimentos do dia a dia) ao invés de sal refinado, para obter minerais que o solo terrestre não oferece, como o iodo. O sódio das verduras e do sal marinho, por exemplo, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, é um mineral essencial e nosso corpo precisa dele para diversas funções.

Veja aqui alguns dos principais minerais que compõem nosso organismo e suas funções.

Macro Minerais

Nosso organismo precisa de mais de 100 miligramas diárias destes minerais para manter um nível de saúde vibrante:

  • Cálcio: É o mineral mais abundante no organismo, encontrado principalmente no esqueleto. Além de formar os ossos, é um nutriente essencial para a célula, pois controla a permeabilidade da membrana. Além disso, o cálcio é importante para a contração muscular, liberação de hormônios, coagulação do sangue, entre outras funções. Não se esqueça que as vacas não produzem cálcio, elas o obtém da grama e outras, portanto não é necessário consumir laticínios para obter este mineral.
    Fontes: folhas verdes, semente de gergelim, chia, feijões, lentilhas, amêndoas, figos, iogurte, whey, sardinhas.
  • FósforoEsse mineral é encontrado principalmente no esqueleto juntamente ao cálcio, formando os ossos. Além dessa função, participa da construção das membranas celulares (fosfolipídeos), de diversas atividades enzimáticas e fornece energia na forma de ATP (adenosina trifosfato).Fontes: castanhas, semente de girassol, semente de abóbora, aveia, arroz, amaranto, quinua, feijões, lentilhas, carnes e laticínios.
  • Enxofre:Faz parte de metionina e cisteína, aminoácidos necessários para construir proteínas. Fontes: cebola, alho, alho poró, brócolis, couve-flor, couve, repolho, carnes e peixes.
  • MagnésioPresente em mais de 300 processos bioquímicos, incluindo atividades enzimáticas, relaxamento muscular, bom funcionamento do intestino, síntese de vitamina D. Fontes: Cacau, espinafre, couve, castanhas e sementes, figos, abacate, banana, framboesa, feijão preto, grão de bico, ervilha, brócolis, repolho, alcachofra, aspargo.
  • Potássio: Com o sódio, atua no funcionamento das células nervosas, contribui para o metabolismo, regulação da quantidade de água no organismo, produção de proteínas e glicogênio, excitabilidade neuromuscular, controle da pressão sanguínea. Fontes: feijões, lentilhas, laranja, melão, grape fruit, espinafre
  • Sódio: Participa da absorção de aminoácidos, glicose e água. Necessário para contrair e relaxar músculos, permitir impulsos elétricos neuronais, manter equilíbrio de fluidos, prevenir desidratação e pressão baixa. Fontes: salsão, beterraba, espinafre, carnes
  • Cloreto:Mantém equilíbrio de fluidos no corpo e compõe a maior parte dos fluidos extracelulares e funciona como um eletrólito. Fontes: algas marinhas, tomate, salsão, alface, azeitona

Minerais Traço

São os minerais dos quais precisamos de menos de 100 miligramas diárias para mantermos saúde plena:

  • Ferro: Responsável pela formação das hemoglobinas, pigmento que tem a função de transportar oxigênio. Além disso, faz parte da mioglobina, que armazena oxigênio no músculo e participa da respiração celular.Fontes: folhas verdes, feijões, castanha de caju, carne vermelha, sardinhas.
  • Iodo: Faz parte da composição dos hormônios da tireoide e atua nos sistemas cardiovascular, esquelético, respiratório e urinário. É importante para o crescimento e desenvolvimento dos organismos. Fontes: algas marinhas, sal marinho
  • Outros: manganês, cobre, zinco, cobalto, cromo, molibdênio e selênio.

Começamos falando do oceano para fazer um paralelo com a nossa saúde interior. Nós somos parte da natureza e estamos interligados com todas as formas de vida. Alimente-se com toda a abundância de frutas, verduras, sementes e castanhas que a natureza tem para oferecer para garantir o consumo dos minerais essenciais e minerais traço. Nenhum alimento processado industrialmente se compara ao potencial nutritivo de alimentos naturais e frescos, como os que fazemos aqui na Urban Remedy e como você pode preparar na sua casa.

Quando for ao litoral,ande descalço na areia e banhe-se no mar, nos mesmos minerais concentrados que a algas utilizam junto com o sol para fazer fotossíntese. A pele é o maior órgão do nosso corpo e absorve o que colocamos em contato com a sua superfície.A natureza é a nossa principal fonte de alimento e nutrição de muito mais maneiras do que imaginamos.Informe-se. Conecte-se com a natureza e viva no seu mais alto potencial.

Comentários

  1. Guilherme Picchi says:

    Excelente texto informativo e engrandecedor para a consciência de nossa natureza!

Deixe um comentário :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *