Ícone do site Blog Urban Remedy

A IMPORTÂNCIA DO MAGNÉSIO

Você sabe o que é o magnésio e qual a importância deste mineral em nossa dieta? Pois é a maioria das pessoas não sabem. Os assuntos de alimentação sempre giram em torno de proteínas, gorduras ou carboidratos e pouco se fala de micronutrientes e minerais, como o magnésio.  Porém saiba você que o magnésio é extremamente importante para o bom funcionamento do nosso organismo.

Aproximadamente 300 enzimas usam magnésio em processos ultra importantes em nosso organismo como a produção de ATP (molécula que fornece energia para as nossas células) e síntese de DNA, RNA e proteínas.


Devemos ter aproximadamente 30 gramas de magnésio em nosso corpo, 60% dos quais estão em nossos ossos e 27% nos músculos. O restante está dentro de outras células. Precisamos de níveis adequados de magnésio para ter saúde dos ossos, bom funcionamento da tireoide e do sistema imunológico, sono mais profundo, relaxamento muscular, regulação da pressão arterial e circulação, melhor funcionamento do intestino e melhor controle da glicose no sangue.

A má notícia é que a maior parte da população do Brasil é deficiente em magnésio! E o pior é que os sintomas de deficiência de magnésio raramente são associados à causa certa.

Mas por que não temos níveis adequados de magnésio em nosso organismo? 

Além de consumirmos poucos alimentos ricos em magnésio, o solo brasileiro é muito pobre em minerais como o magnésio

“Somado às características do solo, outro fator que contribui para a insuficiência de magnésio no organismo é o excesso de alimentos industrializados e processados que são incluídos na rotina alimentar. A suplementação é essencial para evitar a insuficiência, já que alimentos ricos em magnésio precisariam ser consumidos em grandes quantidades para uma suplementação adequada. O ideal é suplementar em cápsulas, de 400 a 1000mg/dia, podendo ser o cloreto de magnésio, citrato de magnésio, óxido de magnésio ou dilamato de magnésio”, explica o médico Patrick Rocha, pesquisador na área da nutrição e presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC).

Os alimentos com os mais altos níveis de magnésio infelizmente são os alimentos que a maioria das pessoas não come todos os dias, mas que aqui na URBAN REMEDY usamos em abundância:

Além de não consumirmos verduras verde escuras diariamente (a Organização Mundial da Saúde diz que 9 entre 10 brasileiros não come verduras o suficiente), nossos níveis de magnésio abaixam com o consumo de álcool, sal refinado, café, ácidofosfórico em refrigerantes e stress!! 

 A deficiência em magnésio está ligada aos seguintes sintomas:

Magnésio e a nossa saúde:

Tome você as rédeas da sua saúde. Invista em uma alimentação rica em plantas que fornecem níveis de minerais adequados para a nossa saúde. Confira os produtos que contém estes ingredientes ricos em magnésio em nosso cardápio:

Sair da versão mobile