A pandemia dentro da pandemia e por que você deve se preocupar em construir a sua imunidade

“O que acontece quando a maior doença não transmissível do mundo colide com um vírus infeccioso? Nossa nova realidade de uma pandemia de Covid-19 dentro de uma pandemia de síndrome metabólica.” Dr. Jeffery Bland

“Existe uma condição chamada síndrome metabólica, que é caracterizada por função imunológica alterada devido a um estado de inflamação crônica. Pessoas com esta condição normalmente sofrem de pressão alta, triglicérides altas, resistência à insulina, baixo nível de colesterol bom (HDL) e alto índice de massa corporal,” explica o Dr Bland.

“De fato, a síndrome metabólica é um ponto em comum entre todas as comorbidades que contribuem para a severidade das infecções por Covid-19. A síndrome metabólica se tornou perigosamente frequente ao longo das últimas cinco décadas, coincidentemente quando paramos de comer verduras, frutas e alimentos naturais integrais e passamos a comer produtos alimentícios cheios de açúcar, trigo, óleos refinados, lácteos e conservantes químicos. Quando passamos a viver menos em harmonia com a natureza interna e externa.

Ao longo desses anos também aumentou muito a poluição do ar e da água que bebemos. Passamos a ter que conviver com milhares de toxinas que entram em nosso sistema via produtos de beleza e limpeza que usamos diariamente.  

Diariamente somos invadidos por toxinas e agentes alergênicos e inflamatórios em nossos alimentos, produtos que usamos no corpo, no ar e na água, que obrigam nosso sistema imune a ficar em estado de alerta. Esse coquetel de toxinas nos alimentos e nos produtos que usamos diariamente são agentes altamente inflamatórios. A inflamação crônica é o ponto de partida para a síndrome metabólica e diversas outras doenças não transmissíveis. 

Esse estado crônico de alerta leva à inflamação e à toda a série de doenças metabólicas como diabetes, doenças coronárias e auto imunes. A inflamação crônica também é a causa de uma série de incômodos que nos impedem de viver nossa melhor vida como dores nas articulações, irritações na pele, sono ruim, falta de energia e vitalidade.” Conclui Dr. Bland

Hoje só se fala em tomar vacina. Ninguém fala em construir a imunidade e há maneiras baratas e até de graça de fazer isso incorporando alguns hábitos na rotina:

Ande descalço na terra, grama ou areia. Esta é uma prática que diminui stress oxidativo e inflamação. 

Mantenha ativa a sua rede de amigos e parentes queridos. 

Exercite-se diariamente.

Tome sol para aumentar seu nível de vitamina D que tem efeito positivo no sistema imune. 

Coma muitas verduras e frutas frescas e se possível plante-as você mesmo. 

Não fique no celular ou em frente telas muito tempo depois de escurecer para conseguir dormir cedo e colher os efeitos reparadores do sono. 

Não coma alimentos processados cheios de químicos. 

Evitar a todo custo alimentos como glúten, lácteos e açúcar. 

Estas estratégias são fáceis de implementar na sua vida e não custam caro. 

Deixe um comentário :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *