Primavera, a estação ideal para fazer um detox!

Estação de renascimento, de renovação, delimpeza do velho para criar espaço para o novo.

De acordo com a medicina tradicional chinesa, o elemento predominante na primavera é a madeira, cujo princípio é a mobilização. É quando nossa energia se exterioriza, após o recolhimento do inverno.

O órgão que rege esse movimento de expansão é o fígado. Ele regula nossa energia vital (prana, chi) e filtra todas as substâncias que passam pelo nosso corpo, neutralizando e eliminando toxinas. É muito importante que tudo flua pelo fígado, que nada fique estagnado.

O fígado tem diversas funções além da desintoxicação, todas fundamentais na manutenção da nossa saúde:

  • Principal responsável pela digestão de gorduras
  • Remove o excesso de glicose do sangue e a armazena como glicogênio. Mantem a glicemia entre as refeições e funciona como uma reserva de glicose para o corpo e para o cérebro. Conforme necessário, converte o glicogênio novamente em glicose.
  • Produz proteínas
  • Produz colesterol que é fundamental para a produção de vitamina D, de hormônios como testosterona e estrógeno, de ácidos biliares que dissolvem gordura, além de estar presente na membrana de todas as células.
  • Armazena vitaminas A, B12, D, E e K
  • Regula a coagulação do sangue
  • Transforma a amônia (resultado do metabolismo de proteínas da alimentação e tóxica para o corpo) em ureia, permitindo que ela seja eliminada através da urina
  • Metaboliza medicamentos, álcool e drogas
  • Destrói glóbulos vermelhos velhos ou anormais, liberando ferro no sangue e sinalizando para a medula óssea produzir mais

Ficou claro por que temos que estar atentos ao bom funcionamento do fígado?

Nos meses de inverno, tendemos a fazer refeições mais fartas e abusar de massas, doces, pães, que sobrecarregam o fígado e não entregam os nutrientes e antioxidantes que ele precisa para desempenhar suas funções com excelência. Ele tende a ficar sobrecarregado.

Por isso a primavera é o momento ideal para fazer uma limpeza ou desintoxicação alimentar. 

Um detox consiste em temporariamente deixar de lado alimentos processados e refinados e abusar de alimentos frescos, integrais que brotam da terra, carregados de energia solar e que beneficiam muito o fígado, como folhas verdes escuras e vegetais coloridos, repletos de minerais e antioxidantes. 

O fígado está mais ativo entre as 22 hs e 3 da manhã portanto dormir de barriga cheia, atrapalha muito o funcionamento do fígado. Durante um detox vale apena fazer a última refeição antes do sol se pôr e dormir cedo, para que o fígado consiga trabalhar sossegado. 

Veja quantas opções temos de KITS DETOX repletos de alimentos deliciosos para te apoiar no seu detox de primavera! Abra as janelas e deixe a luz do sol entrar em seu corpo nesta primavera através de alimentos coloridos e formados pela natureza. Seu fígado vai te agradecer.

Deixe um comentário :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *