A importância da vitamina C para a saúde do coração

A importância da vitamina C para a saúde do coração e porque devemos consumi-la nas frutas e verduras frescas e não em suplementos alimentares (ácido ascórbico).

A vitamina C é um nutriente essencial para nossa saúde, mas nosso organismo não a produz, precisamos obtê-la nos alimentos. A natureza em sua infinita perfeição nos entrega vitamina C em praticamente todas as frutas e verduras, portanto é um nutriente extremamente fácil de obter numa dieta rica em plantas. Dê preferência a frutas e verduras cruas (no máximo levemente salteadas/cozidas), pois a vitamina C  quanto alimentos aquecidos são aquecido em altas temperaturas.

Nosso corpo usa a vitamina C para produzir colágeno, vasos sanguíneos, cartilagem, músculos, dentes e ossos. É um potente antioxidante (doa elétrons para combater a ação destrutiva do excesso de radicais livres). Melhora muito a função de células do sistema imunológico e ajuda a cicatrizar feridas.

A vitamina C é especialmente importante para a saúde do coração pelos seguintes motivos:

  • Ajuda a prevenir doenças arteriais coronarianas, pois aumenta nosso nível de glutationa, potente antioxidante que protege as artérias. Baixos níveis de vitamina C são associados a maior risco de infarto1.
  • Inibe a oxidação do colesterol LDL e o impede de acumular dentro das artérias.
  • Fortalece o sistema vascular, pois promove a produção de colágeno nos tecidos conjuntivos de vasos sanguíneos e combate inflamação nestes tecidos.
  • Melhora a vasodilatação, ou elasticidade do sistema vascular quando maior fluxo sanguíneo é necessário.

A vitamina C é uma molécula complexa, que contêm todos os seguintes elementos:

  1. Tirosinase
  2. Íons de cobre
  3. Fatores P,K e J
  4. 14 flavonoides
  5. Ferro
  6. Fosforo
  7. Magnésio
  8. Manganês
  9. Zinco
  10. Selênio
  11. Ácido Ascórbico

No centro da molécula de vitamina C estão o cobre e a tirosinase, e o ácido ascórbico fica na parte exterior, mais longe do centro da molécula.

Embora o ácido ascórbico hoje seja usado e compreendido como um sinônimo para a vitamina C, nada poderia ser mais longe da verdade. O ácido ascórbico é apenas um dos componentes da molécula de vitamina C, que precisa de todos os elementos juntos para cumprir suas funções.Consumir o ácido ascórbico sozinho equivale a comer a casca de uma laranja e achar que obterá os benefícios de comer a fruta inteira. Não devemos confundir a parte com o todo.

Mas não é só uma questão de metonímia ou nomenclatura. A ingestão do ácido ascórbico isolado, encontrado em 99% de suplementos alimentares, apresenta uma série de riscos para a saúde:

  • O ácido ascórbico presente em vitaminas e suplementos é sintetizado em laboratório, usualmente a partir xarope de milho geneticamente modificado (para custar o mínimo possível) e tratado com solventes químicos como acetona e hidróxido de sódio. Ao passo que na natureza, a molécula da vitamina C complexa é sintetizada nas plantas com a energia fotônica do sol, que codifica seus elétrons com informações valiosas que nossas células precisam para utilizar o alimento.
  • Por não conter os outros co-fatores da vitamina C completa, o acido ascórbico pode esgotar a vitamina C das nossas glândulas adrenais (órgãos que mais contem vitamina C depois do cérebro e olhos), impedindo-as de produzir cortisol e nos tornando de fato deficientes em vitamina C.
  • O ácido ascórbico destrói a ceruloplasmina, proteína responsável pelo transporte de cobre no organismo.
  • Sem a ceruloplasmina, não conseguimos levar cobre para dentro das células. O problema, é que o cobre regula a quantidade de ferro dentro das nossas células. O ferro (hemoglobina) é quem transporta o oxigênio para dentro das células. Portanto temos ferro entrando constantemente em nossas células. Sem o cobre para ajudá-lo a sair, acumulamos ferro dentro de nossas células e literalmente enferrujamos (ferro+oxigênio=oxidação) por dentroIsso pode ser o princípio de diversas doenças crônicas.
  • Ácido ascórbico pode contribuir para a formação de pedras no rim e para a formação de genotoxinas (químicos que prejudicam a formação genética dentro das células e causam mutações. 

Aqui na Urban Remedy produzimos sucos ultra frescos prensados a frio,  o que significa que a vitamina C complexa presente nas verduras e frutas é preservada na extração do suco. Nossos sucos e saladas ultra frescos são alimentos nutritivos e excelentes fontes de vitamina C. Não gaste seu dinheiro em suplementos alimentares sintéticos, produzidos em laboratório. Não se sabe o efeito a longo prazo de muitos de seus ingredientes. Uma dieta rica em alimentos que crescem na natureza, sob a energia do sol, oferece todos os nutrientes que seu organismo precisa para funcionar em seu mais alto potencial. Seja do jeito que a natureza nos desenhou para funcionar e obtenha seus nutrientes direto da cadeia fotossintética, não de um laboratório.

Fonte: 

  1. Vitamin C and Heart Health: A Review Based on Findings from Epidemiologic Studies – PubMed (nih.gov)
  2. Iron rusting in the mitochondria? | Blood | American Society of Hematology (ashpublications.org)
  3. Thomas et al 2013 e Lee et al 2001.
  4. Failure of high-dose vitamin C (ascorbic acid) therapy to benefit patients with advanced cancer. A controlled trial – PubMed (nih.gov)
  5. Interaction among heme iron, zinc, and supplemental vitamin C intake on the risk of lung cancer: Iowa Women’s Health Study – PubMed (nih.gov)
  6. High-dose vitamin C: a risk for persons with high iron stores? – PubMed (nih.gov)
  7. Influence of ascorbic acid supplementation on copper status in young adult men – PubMed (nih.gov)
  8. Vitamin C Is Essential for the Maintenance of Skeletal Muscle Functions – PubMed (nih.gov)

Deixe um comentário :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *