Dieta que Imita Jejum: Como Funciona?

dieta que imita jejum

Você já deve ter ouvido falar de muitas dietas que estão em alta. Low carb, jejum intermitente, dieta cetôgênica, dieta do abacaxi, da sopa além de dezenas de outras que fariam esta lista ficar enorme. Gostaríamos de te contar sobre uma outra dieta que ainda não ganhou tanta visibilidade no Brasil e que tem fundamentos interessantes: a dieta que imita jejum.

O que é essa dieta que imita jejum?

É só falar em jejum e já pensamos em passar fome. É absolutamente normal pensar desta forma, afinal somos educados para ter uma alimentação padronizada, na qual associamos nutrição a comermos três refeições ao dia. Dependendo do que está no seu prato nestas refeições, este hábito não é necessariamente saudável.

Diversas publicações defendem o jejum como uma forma de proporcionar ao organismo um merecido descanso do trabalho de digerir alimentos, que é a atividade que mais consome energia depois da atividade cerebral. A energia economizada é revertida para outras atividades que podem estar em atraso, como a limpeza profunda dos órgãos de desintoxicação, que trabalham 24 horas/dia para eliminar o bombardeio de elementos tóxicos que recebemos diariamente do meio ambiente, de produtos de beleza e limpeza, das coisas que comemos e inclusive do nosso próprio organismo. Faz todo sentido, certo?


Quer saber mais sobre como funciona o Detox? Leia aqui!


Então, como fazer o nosso corpo entender que está em jejum sem “passar fome”?

O Dr Valter Longo, pesquisador e professor da University of Southern California Longevity Institute, que é pioneiro nas pesquisas sobre longevidade e benefícios da restrição calórica, desenvolveu a Dieta que Imita o Jejum (Fasting Mimicking Diet ou FMD em inglês).

Diferentemente do jejum tradicional a base de água no qual a restrição de alimentos é total, a FMD permite que o indivíduo consuma até 900 calorias de alimentos naturais a base de plantas.

Mas esses alimentos não “quebram” a dieta?

Seu corpo considera que não.  O baixo consumo de carboidratos (aqui só valem do tipo complexo, como vegetais) e a maior ingestão de gorduras insaturadas (chamadas de gorduras do bem) promovem a autofagia, que é um processo no qual seu corpo degrada as células velhas e obsoletas e recicla proteínas.

Conheça nossos Kit Detox , perfeito para a FMD, com 1, 3 ou 5 dias!
Quais os benefícios?
Segundo as pesquisas do Dr. Valter Longo, a dieta do jejum intermitente promove os seguintes benefícios:

  • Perda de peso focada na queima de gordura:
    A maneira mais rápida de perder gordura (especialmente gordura da barriga) enquanto protege a massa corporal magra.
  • Otimização de desempenho:
    Alta performance muscular e mental, bem como maior foco, clareza e energia.
  • Otimização funcional celular:
    Acelera a regeneração baseada em células-tronco e a autofagia (auto limpeza e reciclagem de células danificadas)
  •  Saúde Metabólica:
    Mantem níveis saudáveis ​​de glicose no sangue, colesterol e pressão arterial, bem como indicadores de inflamação

Pesquisas ainda sugerem que a dieta que imita o jejum pode causar uma reversão de diabetes pancreática, mas esse estudo ainda precisa ser concretizado.

“O Fasting Mimicking Diet permite que o processo natural de fome que gera autofagia, proteção celular e regeneração de células-tronco ocorra. Você não interfere no processo natural. Essa é uma chave da dieta de imitação do jejum”
Dr. Valter Longo

Mas, como é o procedimento?

Antes de começar qualquer tipo de dieta, recomendamos que procure um especialista para orientação.

Dito isso, vamos explicar como funciona:

  • O Dr. Longo indica períodos de 5 dias por mês durante 3 meses
    Dia 1: 1.100 calorias: 10% de proteína, 56% de gordura, 34% de carboidratos
    Dias 2-5:  725 calorias: 9% de proteína, 44% de gordura, 47% de carboidratos
  • Alto teor de macronutrientes (30-50% da ingestão diária recomendada de vitaminas minerais e ácidos graxos essenciais, com 50% deles provenientes de fontes naturais)
  • Proteínas de fontes vegetais
  • Carboidratos complexos provenientes de plantas
  • Gorduras saudáveis provenientes de azeite de oliva, oleaginosas
  • Menos de 30g de açúcares no dia 1 e menos de 20g de açúcar nos dias 2-5
  • A alimentação durante o “falso jejum” é baseada em elementos com baixo teor de proteínas, baixo teor de carboidrato e alto teor de gordura boa.
  • Os alimentos com melhor aceitação para imitar o jejum devem ser vivos, ou seja, alimentos ultra frescos que não passaram por processamentos industriais, altas temperaturas, como cozimentos ou pasteurização.

A Urban Remedy oferece a você alimentos de verdade, vivos e a base de plantas, repletos de sabor e nutrientes. Nossos kits de sucos de verdura prensados a frio, saladas e sopas são perfeitos para você experimentar a sensação da dieta que imita o jejum. Você também pode montar o seu próprio kit com os alimentos de sua preferência! Deixe de fora do seu dia todos os possíveis erros alimentares comendo apenas alimentos de verdade, ultrafrescos a base de plantas e depois venha nos contar o que achou!

Entregamos em casa ou no escritório para facilitar ainda mais o seu consumo de alimentos frescos, de alta vibração energética com enorme potencial nutritivo.


Veja aqui as melhores opções para a sua Dieta que Imita Jejum


Seu organismo não precisa de um grande volume de alimentos e sim de pequenas porções de alimentos com alta densidade nutritiva.

Nossos clientes contam que experimentam altas doses de energia, disposição e leveza quando passam um dia se alimentando conosco. Aqui não entra farinha branca, açúcar ou sal refinado glúten, conservantes ou químicos. Da natureza para você com o mínimo de intervenção!

Referências:

https://www.foundmyfitness.com/episodes/valter-longo-2
https://prolonfmd.com/fasting-mimicking-diet/
https://visualimpactfitness.com/fasting-mimicking-diet-plan/

Comentários

  1. muito bom o seu blog amigo , boas dicas tmj

  2. Alice says:

    Ótimas informações! Estou precisando fazer uma dieta e seu conteúdo me ajudou muito! Obrigada.

Deixe um comentário :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *