Por que amamos Kombucha? (E você também deveria)

kombuchas

A kombucha é um chá fermentado. Seus quatro ingredientes principais são água, chá, açúcar e uma cultura de bactérias e leveduras. A partir desta base, aqui na Urban Remedy acrescentamos ervas, frutas, raízes e especiarias para agregar sabores únicos e mais nutrientes à nossa kombucha.


Conheça nossos sabores


O que é fermentação?

É um presente da natureza.  Durante milênios, a fermentação preservou alimentos e bebidas e garantiu a sobrevivência de muitos povos durante tempos de escassez ou de longos invernos.  Na kombucha, a fermentação é a atividade de bactérias do bem, leveduras e enzimas que se alimentam do açúcar no chá e o transformam em uma deliciosa bebida levemente azeda e naturalmente gaseificada.

Todas as kombuchas são feitas com açúcar. Esse é o alimento preferido das bactérias e leveduras, que consomem o açúcar ao longo do processo de fermentação para gerar diversos nutrientes e CO2.  No final da fermentação, o açúcar foi consumido praticamente por inteiro pelas bactérias. Feito da maneira tradicional, como fazemos aqui na Urban Remedy, o processo de fermentação da kombucha dura de 4-5 semanas. Como nós não interferimos neste precioso processo natural, cada lote de kombucha Urban Remedy pode ter variações de sabor e aspecto. Isso significa que você está consumindo um alimento vivo, repleto de enzimas, vitaminas e bactérias maravilhosas para o seu organismo.

 bactéria

O que? Vou consumir bactérias?

Humanos evoluíram a partir de bactérias unicelulares ao longo de milhões de anos. Durante toda a existência de seres vivos na terra, as bactérias estiveram presentes cobrindo absolutamente toda a superfície do nosso planeta. Isso inclui a superfície externa e interna do nosso organismo.  O corpo humano é composto de aproximadamente 10 trilhões de células humanas e 90 milhões de células bacterianas. O micro bioma de bactérias em nosso intestino contém mais de 1.000 tipos de bactérias, que juntamente com as células humanas, nos ajudam a digerir alimentos e fortalecer a imunidade, entre centenas de outros processos fundamentais para a nossa saúde. Os benefícios de ingerir alimentos fermentados como a kombucha é justamente alimentar a nossa flora intestinal com mais bactérias do bem.

Se você não tem o hábito de consumir alimentos probióticos (que contém micro-organismos/bactérias vivos), comece com moderação e veja como seu organismo reage. Não há contraindicação para o consumo da kombucha. Dito isso, um dos subprodutos da fermentação da kombucha é uma pequena quantidade de álcool, portanto recomendamos que crianças, grávidas e lactentes, consumam com moderação.


Leia Também:  3 Alimentos para turbinar sua imunidade


Deixe um comentário :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *