Aumente sua imunidade ingerindo mais plantas

A temperatura cai e parece que todos os vírus e bactérias resolvem aparecer! A transmissão desses bichinhos nocivos acontece no trabalho, na escola, na academia, no transporte público e em todos os outros lugares, mas principalmente onde ficamos fechados, respirando ar parado sem ventilação.

Saiba que seu sistema imunológico trabalha dia e noite sem parar combatendo todos os tipos de invasores no ar. Se você é uma daquelas pessoas que nunca fica doente, parabéns você tem um sistema imunológico forte e deve ter sido geneticamente favorecido e/ou se alimentado bem desde a infância ajudando seu organismo a fazer sua defesa pessoal com eficiência. Em compensação, se você é uma dessas pessoas que só de ver alguém tossir já contrai os germes responsáveis, pode ser que geneticamente tenha um prejuízo, mas tem uma coisa bem simples que você pode fazer agora para mudar a expressão dos seus genes e melhorar sua função imunológica: COMER MAIS PLANTAS!!!!

A Urban Remedy foi criada em torno de um conceito muito simples e antigo, que infelizmente ficou esquecido na modernidade: “Seu alimento é seu remédio e seu remédio é seu alimento.” Esta famosa frase tem 2.500 anos e seu autor é Hipócrates considerado o pai da medicina na Grécia antiga. Os gregos e todos os povos da antiguidade tinham uma relação de respeito com o alimento. Sabiam que tinham que comer para viver e não viver para comer. Sabiam jejuar quando estavam doentes. Sabiam que os alimentos colhidos da terra têm propriedades medicinais e faziam excelente uso desta sabedoria. 

Hoje, nove entre dez brasileiros não come frutas e verduras. Comemos muita carne, muita farinha, muito refrigerante, e muito açúcar. Estamos nos envenenando aos poucos e engordando os cofres da indústria farmacêutica a medida que nos tornamos obesos (um em cada cinco brasileiros é obeso e 60% de nós está acima do peso) e propensos a todos os tipos de doenças crônicas e inflamatórias que andam de mãos dadas com o excesso de gordura corporal. A escassez de alimento e a subnutrição dos anos sessenta ficaram para trás, mas nós continuamos subnutridos! Apesar de estarmos consumindo calorias mais do que suficientes, na maior parte são calorias vazias, sem nutrientes, sem informações que nossas células precisam para fazer o trabalho de manter o equilíbrio em nosso organismo. Quando não comemos plantas, deixamos de dar ao nosso organismo milhares de nutrientes não disponíveis em outros alimentos e que ajudariam nossa saúde a mudar para melhor, além de potencialmente prolongar nossa vida.

Mas por que chegamos a esse ponto?

A grande indústria de alimentos não está preocupada com a nossa saúde. Desde a revolução industrial, quando delegamos o preparo de nossos alimentos para empresas; desde que o refinamento e a hidrogenação permitiram que farinha branca, xarope de milho, açúcar refinado e margarina passassem a fazer parte da nossa alimentação diária;desde que a invenção de centenas de químicos para preservar, colorir e saborizar produtos alimentícios passaram a existir, nossa saúde entrou em segundo plano. As indústriasquerem vender produtos com vida de prateleira de meses e anos, cujos ingredientes refinados e artificiais- que nada têm de alimento – são propositalmente criados para custarem barato e, portanto acessíveis às massas e paraviciar nosso paladar, para que sempre queiramos “mais um”, uma receita infalível para ganhar dinheiro às custas da saúde dos consumidores.

Se você é uma destas pessoas que se alimenta com frequência de saquinhos e caixinhas de cookies, cereais, bolinhos e salgadinhos industrializados, saiba que você está fazendo um mal enorme para a sua saúde e obrigando seus órgãos de limpeza e eliminação e seu sistema imunológico a trabalhar dobrado ou triplicado. Um organismo sobrecarregado de toxinas fica cronicamente inflamado, tem menos chance de se defender quando aparecem bactérias e vírus além de ter mais chances de desenvolver câncer, doenças coronárias e diabetes, entre outras doenças não transmissíveis. Saiba também que tudo que faz mal ao corpo, também faz mal ao cérebro! Comendo porcaria colocamos nossa capacidade e longevidade cognitiva em risco, além de aumentarmos nossas chances de desenvolver depressão! Infelizmente Nietzsche errou quando disse que aquilo que não nos mata nos fortalece. Quando o assunto é alimentação,aquilo que não nos mata de uma vez, vai nos matando aos poucos.

Por isso, querido amigo e cliente, sugerimos que você COMA E BEBA TODAS AS CORES DO ARCO-ÍRIS várias vezes por dia! Cada cor da natureza vem repleta de antioxidantes que combatem toxinas, vírus e bactérias e protegem nosso organismo, assim como protegem as plantas! Cada planta tem seu espectro único de minerais, enzimas, vitaminas e antioxidantes. Quanto maior a quantidade e variedade de plantas que você comer, melhor você está equipando seu organismo para exercer todas as suas funções com excelência, aumentar sua imunidade e dar mais anos a sua vida e mais vida aos seus anos!

Além de comer verduras e frutas em todas as refeições e fazer destes alimentos o pilar da sua alimentação, no inverno recomendamos que você também preste muita atenção para outros hábitos que impactam negativamente a nossa imunidade:

  1. Evite o consumo excessivo de bebidas alcóolicas, elas sobrecarregam o fígado e favorecem a inflamação.
  2. Hidrate-se. Beba no mínimo de dois a três litros de água, sucos de verdura, chás e água de coco por dia. A desidratação crônica diminui significativamente nossa imunidade.
  3. Evite dormir muito tarde, ou dormir menos de sete horas por noite, seu organismo precisa de descanso para efetuar diversas funções de limpeza e regeneração. Além disso, pouco sono diminui a atividade do sistema imunológico e aumenta o nível de inflamação.
  4. Mexa-se. Exercício físico é fundamental, mas aqui, menos pode ser mais. Exercício moderado melhora a imunidade, porém exercício físico extenuante e diário, sem descanso, pode prejudicar sua imunidade. Não precisa se matar na academia. Caminhadas de trinta minutos, uma volta de bike, e yoga são melhores opções que uma maratona. Mexa-se, nem que seja subir e descer as escadas da sua casa ou escritório várias vezes ao dia.
  5. Aprenda a relaxar ou meditar, faça massagem, dê risada, abrace e beije, passe tempo com a família e pessoas amadas e desacelere.O stress crônico libera adrenalina e cortisol em nossa corrente sanguínea que são ainda piores para o organismo do que a má alimentação.

Aqui na Urban Remedy acreditamos no poder das plantas. Veja só quantos produtos que auxiliam o organismo a manter a imunidade alta! Já experimentou nossos sucos ultra frescos, prensados a frio com mais de 1 kg de verduras e frutas em cada garrafa? Que tal nossos shots de cúrcuma, spirulina, gengibre ou limão para dar aquele boost de energia e saúde? Já experimentou nossas saladas e sopas coloridas repletas de verduras e especiarias que ajudam muito o sistema imunológico? E nossos onze sabores de kombucha, repletos de bactérias do bem para fortalecer seu exército interno?

Comentários

  1. Marco Antonio Thalhammer says:

    Boa noite, li essa publicação e achei interessante saber de como evitar para quem tem imunidade baixa.

Deixe um comentário :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *