A IMPORTÂNCIA DA MASTIGAÇÃO

Na sua próxima refeição, procure contar quantas vezes você mastiga a sua comida antes de engolir. Repare também se o alimento virou uma papa na sua boca antes de descer pelo seu esôfago.

Se você é igual a grande maioria das pessoas, deve mastigar o alimento de 5 a 10 vezes no máximo e não espera o alimento virar líquido na boca antes de engolir.

Mas você sabia que a mastigação suficiente é fundamental para a boa digestão e máxima absorção de nutrientes?

Tem um provérbio chinês que diz: “Mastigue bem o alimento. Seu estômago não tem dentes”.

A medicina Ayurvédica, uma ciência de mais de 7.000 anos, recomenda 30 mastigações ou simplesmente mastigar até o alimento se liquefazer na boca. A macrobiótica, uma dieta predominantemente vegetariana desenvolvida há 100 anos pelo japonês George Oshawa recomenda mastigar o alimento de 50-100 vezes antes de engolir!

Mas aqui estamos nós em nossa vida caótica urbana, onde comemos trabalhando, andando, assistindo TV, dirigindo… e mastigando apenas o suficiente para não engasgar com a comida.

A ciência da nutrição explica que a digestão começa pela boca, onde há enzimas digestivas. Se não mastigarmos até o alimento virar liquido na boca, além de darmos um trabalho enorme ao aparelho digestivo, comprometemos a absorção de nutrientes no intestino. As verduras por exemplo, são repletas de fibras e seus nutrientes estão presos dentro das fibras, portanto requerem muita mastigação para conseguirmos libertar os nutrientes das fibras e absorvê-los com eficiência.

A digestão é a função metabólica que requer mais energia do organismo, depois da função cerebral. Quando não mastigamos, requeremos muito mais energia para executar a digestão, o que leva a famosa vontade de dormir depois de uma refeição pesada ou corrida. Portanto, aquele almoço que você engoliu para voltar para o trabalho é umaestratégia ineficiente, pois o cansaço após a refeição tira a produtividade que você queria aumentar quando comeu rápido.

Além do coma pós refeição, a mastigação insuficiente também leva a problemas como inchaço, prisão de ventre e refluxo. Outro ponto em favor da mastigação e que está bem em evidência, é o mindfulness durante a refeição. Ou seja, estar presente em tudo que faz e focar completamente em uma tarefa de cada vez. Quando estamos comendo devemos estar apenas comendo, concentrando na mastigação com gratidão pela nossa saúde perfeita e pelo prato de comida na mesa. Nada de celular, TV, trabalho…

Além de melhorar a digestão e absorção de nutrientes e nos ajudar a estar mais presentes, existe outro forte argumento em favor da mastigação: ela pode nos ajudar a perder peso. De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, Inglaterra, pessoas obesas mastigam menos que pessoas magras. Pesquisadores pediram para gordos e magros mastigarem cada bocada 40 vezes antes de engolir e ambos os grupos comeram menos e tiveram maior regulação dos hormônios de fome e saciedade.

Experimente mastigar mais e observar se sente alguns dos benefícios acima!

Se mesmo assim você não se convenceu dos benefícios da mastigação, a UrbanRemedy tem uma solução para você!

Aqui, na UrbanRemedy, uma das coisas que fazemos muito bem são nossos famosos e deliciosos sucos prensados a frio, já experimentou? O processo da prensagem a frio funciona como uma mastigação que nós fazemos por você! Na prensagem, separamos completamente a fibra do líquido das verduras.  São necessários aproximadamente 1.5 KG de verduras para enchermos cada garrafa de 510 ML com a água elétrica das verduras, onde moram todos os nutrientes. Por seremlíquidos, os nutrientes das verduras são 99% absorvidos pelo nosso sangue em 20 minutos, sem dar nenhum trabalho ao aparelho digestivo! Compare isso a 40% de absorção dos nutrientes de um alimento sólido devido a mastigação insuficiente e que pode levar de 24-72 horas para virar sangue. Um suco de verduras prensado a frioé sem dúvida o “fastfood” mais nutritivo e eficiente do planeta!Vai um suco verde aí?

Saiba mais em:

https://academic.oup.com/ajcn/article/94/3/709/4411851

Deixe um comentário :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *