COMER PARA ACHATAR A CURVA

Esse texto é uma tradução livre de trechos de um texto de autoria de Dr. Darius Mozzafarian, Dan Glickman e Dra. Simin Nikbin Meydani. Respectivamentecardiologista e decano da Friedman School de Ciências e Políticas Nutricionais da Universidade de Tufts, nos EUA; Secretário de Agricultura dos EUA de 1995 a 2001; e professora da Friedman School de Ciências e Políticas Nutricionais da Universidade de Tufts, nos EUA

O Covid-19 coronavirus está causando ruptura em praticamente todos os aspectos de nossas vidas. À medida que encaramos este difícil desafio, é importante avaliar e colocar em uso todas as ferramentas que temos em nosso arsenal para reduzir infecções, mortes e o sofrimento causado pela pandemia.

Distanciamento social, lavar as mãos e quarentena podem “achatar a curva”. Mas qual o papel do alimento e da nutrição? Acreditamos que existem três maneiras importantes que a dieta pode aliviar esta crise de saúde pública.

Primeiro, o aumento no consumo de certos nutrientes aparenta fortalecer o sistema imunológico, enquanto o baixo consumo destes nutrientes leva a resposta imunológica menos eficaz e maior susceptibilidade a infecções. 

Sistemas imunológicos mais fortes podem ajudar as pessoas a lutarem contra o vírus e podem ajudar a manter pacientes fora do hospital, abrindo espaço para pacientes em estado mais crítico. Os nutrientes que podem beneficiar o sistema imunológico são vitaminas A, C, D, E, B6, B12, folato, selênio, zinco, cobre e ferro. 1  Alimentos integrais como goji berries, brócolis, chá verde e cúrcuma também apresentam efeitos promissores no aumento da imunidade.

Alguns destes nutrientes podem ajudar a reduzir inflamação e danos a tecidos causados pelo vírus e que podem levar a lesões pulmonares, falência deste órgão e até mesmo à morte.

É muito cedo para saber qual o coquetel de nutrientes é melhor para combater o Covid-19. Mas já sabemos que muitos desses nutrientes já demonstraram efeitos promissores contra a gripe comum, influenza e outras infecções respiratórias. Com muitos restaurantes fechados (a Urban Remedy continua fazendo entregas), esta é uma oportunidade de comer alimentos saudáveis em casa como: frutas cítricas, frutas vermelhas, brócolis, espinafre, cogumelos, pimentão, batata doce, feijão, amêndoas, avelãs, cúrcuma e chás. Esses alimentos podem ser especialmente importantes para adultos mais velhos, que normalmente comem menos dos nutrientes nestes alimentos e têm mais risco de morte pelo Covid-19.

Até uma pequena diminuição de risco devida à alimentação saudável pode fazer a diferença em escala nacional. A experiencia que temos com outras doenças infecciosas indica que indivíduos mal nutridos têm maior risco de adoecerem, risco de a doença ter maior duração e maior risco de morte. Nesta crise, alimentarmos pessoas que estão em grupo de risco se torna ainda mais importante. Muitas crianças contam com a merenda escolar como a principal refeição do dia e com as escolas fechadas, essa fonte de alimento crítica se foi. Governos locais, ONGs e iniciativas privadas estão fazendo o que podem para levar refeições às pessoas necessitadas, porém a logística é assustadora. A segurança alimentar vai piorar com o tremendo desemprego devido à falência de empresas.  Precisamos ajudar a alimentar os mais vulneráveis durante o que pode ser um longa batalha contra o vírus. 

 Clique aqui para levar alimento a alguém que necessita :

Campanha comida na mesa por RG NUTRI

Projeto arrastão esta organizando cestas básicas

Fundo emergencial de proteção a pessoas ameaçadas pelo COVID-19

Finalmente, além da idade avançada, a maior susceptibilidade a doença e morte pelo Covid-19, é entre pessoas que sofrem de outros males crônicos como diabetes e doenças cardiovasculares. Estas condições enfraquecem a capacidade do coração lidar com stress e a diabetes enfraquece o sistema imunológico. Ambas condições são correlacionadas à inflamação crônica no organismo – o que predispõe pacientes de Covid-19 à inflamação aguda que contribui para falência dos pulmões e à morte. Essa intersecção de riscos é muito preocupante visto a vasta quantidade de pessoas com estas doenças crônicas.  

Além das medidas de curto prazo, precisamos buscar reduzir o impacto a longo prazo. Prevenir e reduzir a severidade das doenças cardiovasculares e diabetes existentes deve ser uma tática primordial. Dentre todas as medidas preventivas contra estas doenças, a nutrição é a mais importante. 2 Aproximadamente 50% de todas as mortes por estas doenças é diretamente atribuída à dieta pobre em nutrientes. Mesmo sem o Covid-19, estas doenças matam globalmente 11 milhões de pessoas por ano, ou aproximadamente 30,000 pessoas por dia.Aumentar o consumo de alimentos saudáveis é uma das prioridades para reduzir a prevalência de doenças cardiovasculares e diabetes.4

A pandemia do coronavirus é um humilde lembrete da fragilidade da condição humana no mundo. Nenhuma solução isolada será suficiente. Teremos que combinar estratégias de saúde pública como lavar as mãos, distanciamento social, quarentena e a disponibilidade de diagnostico para qualquer um que necessite, com tratamento médico eficiente para aqueles que adoecerem. 

Mas isso não será o suficiente.

A esta altura não conseguimos conter a pandemia portanto precisamos enfrenta-la com todas as ferramentas que possuímos – apoiar os que passam fome, nutrição adequada, pesquisas cientificas para desenvolver tratamentos e vacinas. E devemos estar preparados para os próximos anos. Alimentação e nutrição são peças chaves que não devem ser negligenciadas. Incentivar a alimentação saudável para fortalecer o sistema imunológico e reduzir a prevalência de doenças cardiovasculares e diabetes é uma ação complementar para nos ajudar a vencer esta crise.  

  1. https://www.karger.com/Article/Abstract/107673
  2. https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2608221
  3. https://www.sciencedaily.com/releases/2019/04/190403193702.htm
  4. https://www.semanticscholar.org/paper/Mozaffarian-Dietary-and-Policy-Priorities-Mozaffarian/f16ee29d217f7374dfbc1ed34a65b942f4d3d334

Deixe um comentário :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *