Um terço dos cânceres são causados ​​por fatores de estilo de vida

Um terço de todos os cânceres são causados por 4 fatores comuns de estilo de vida – tabaco, dieta, álcool e obesidade.

Essa descoberta vem de uma revisão detalhada do estilo de vida e fatores ambientais. Os pesquisadores calcularam a fração de cânceres que pode ser atribuída a cada um desses fatores. O enorme estudo foi publicado como um suplemento à edição de dezembro do British Journal of Cancer.

“Esta é a revisão mais abrangente sobre câncer e estilo de vida realizada até hoje”, disse o autor principal Max Parkin, MD, professor de epidemiologia da Queen Mary University, em Londres, Reino Unido. Ele estava falando em uma conferência de imprensa realizada pela Cancer Research UK, que patrocinou a revisão.

A revisão foi baseada nos dados mais recentes disponíveis; pesquisadores basearam suas estimativas de 2010 em números de incidência britânicos de 1993 a 2007. A equipe então calculou a proporção de cânceres que poderiam ser atribuídos a 1 de 14 fatores: fumar tabaco, beber álcool, falta de frutas e vegetais, falta de fibras, comer carne vermelha e carne processada, muito sal, excesso de peso ou obesidade, falta de exercício físico, radiação ionizante, radiação ultravioleta, exposição ocupacional (por exemplo, amianto), infecções (por exemplo, papilomavírus humano [HPV]) e – especificamente para mulheres – pós-menopausa terapia de reposição hormonal e falta de amamentação.

“Muitas pessoas acreditam que o câncer depende do destino ou está ‘nos genes’, e que é uma questão de sorte se eles o conseguirem”, disse Parkin. No entanto, ele acrescentou, “olhando para as evidências, é claro que cerca de 40% de todos os cânceres são causados ​​por coisas que, em sua maioria, temos o poder de mudar”.

O número é de 45% nos homens e 40% nas mulheres; essa diferença foi atribuída principalmente ao câncer de mama em mulheres, observou o Dr. Parkin.

No Reino Unido, isso significa que cerca de 134.000 cânceres por ano poderiam ser evitados – pouco mais de 100.000 desses casos foram atribuídos ao tabaco, dietas não saudáveis, álcool e excesso de peso. Fumar foi de longe o fator mais importante, sendo responsável por 60.000 cânceres no Reino Unido a cada ano, ou 1 em 5 de todos os cânceres diagnosticados, enfatizou o Dr. Parkin.

Vários resultados da revisão foram bastante surpreendentes, disse ele.

“Não esperávamos descobrir que comer frutas e vegetais provaria ser tão importante na proteção dos homens contra o câncer”, disse ele. “E para as mulheres, não esperávamos que o excesso de peso tivesse um efeito maior do que o álcool.”

Câncer em Homens

Fator de risco Cânceres atribuídos ao fator de risco (%)
Tabaco23
Falta de frutas e vegetais 6.1
Exposição ocupacional 4.9
Álcool 4.6
Sobrepeso e obesidade4.1
Exposição excessiva ao sol 3.5
Homens


Câncer em Mulheres

Fator de riscoCânceres atribuídos ao fator de risco (%)
Tabaco 15.6
Sobrepeso e obesidade 6.9
Infecções (por exemplo, HPV) 3.7
Exposição excessiva ao sol 3.6
Falta de frutas e vegetais 3.4
Álcool 3.3
Mulheres


A medida usada nesta revisão foi a fração atribuível à população. Alguns dos fatores de estilo de vida estudados se sobrepõem, então as porcentagens somam mais de 100%, observou o Dr. Parkin. No câncer de pulmão, por exemplo, a fração atribuível à população para o tabaco foi de 85%, para os fatores de ocupação foi de 13,2%, para a falta de frutas e vegetais foi de 9% e para a radiação ionizante foi de 4,7%.

Combinados, esses fatores de estilo de vida respondem por 89,2% dos casos de câncer de pulmão, e pouco mais de 10% dos cânceres de pulmão não estão ligados a nenhum desses fatores, explicou ele. No entanto, um estilo de vida saudável ainda não é garantia de que você pode reduzir o risco de contrair câncer, disse ele. “Sempre há um elemento de chance. Embora possamos modificar as probabilidades, não podemos remover esse elemento de chance”, disse ele.

“A grande maioria do câncer de pulmão pode ser prevenida”, disse Sara Hiom, oficial de informações da Cancer Research UK. Embora as campanhas anti-tabagismo em todo o país tenham sido muito eficazes na redução do número de fumantes, o declínio se estabilizou e está agora em constantes 22% da população. “Devemos tentar reduzir ainda mais a situação e, principalmente, evitar que os jovens adquiram o hábito”, disse ela. A Cancer Research UK está considerando como divulgar o fato de que outros tipos de câncer, além do de pulmão, podem ser causados ​​pelo fumo; a instituição de caridade também está trabalhando com o governo britânico em uma iniciativa para embalagens simples de tabaco.

A Cancer Research UK também está trabalhando em maneiras de enfatizar as mensagens sobre a importância da dieta, excesso de peso e a da atividade física, disse ela a jornalistas. Cerca de um quarto da população do Reino Unido está acima do peso, observou ela. A instituição tem feito uma grande campanha de “proteção solar” para combater o aumento do melanoma maligno visto nos últimos anos, enfatizando o risco de câncer devido à exposição extrema repentina ao sol entre os caucasianos pálidos, a chamada “farra do sol” de férias.

O Dr. Parkin observou que quaisquer estratégias de prevenção devem ser “razoáveis”. Por exemplo, a revisão considerou a não ingestão de álcool como opção

Texto publicado no MedscapeTexto inteiro

Deixe um comentário :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *