Vitamina A, um micronutriente essencial

A vitamina A é considerada um micro nutriente essencial, pois nosso organismo não a produz sozinho, precisamos obtê-la nos alimentos!

Veja algumas das muitas funções importantes que a vitamina A exerce no organismo:

  • Lubrifica os olhos e a pele, fortalecendo as barreiras de proteção destes órgãos. É essencial para manter a integridade do revestimento dos olhos, pele, membranas mucosas que revestem os tratos intestinal, respiratório e urinário, que também ajudam a proteger o organismo contra infecções.
  • É necessária para a visão, pois as moléculas de vitamina A nos olhos transmitem sinais de luz para o cérebro para formar nosso senso de visão e informar o cérebro se é dia ou noite.
  • Tem papel importante na divisão celular, informa cada célula o que precisa ser produzido. É importante também no crescimento dos ossos e dentes, na função reprodutiva e na expressão genética.
  • Produz micro pelos na garganta que ajudam a filtrar toxinas, micróbios e outros elementos indesejáveis que inspiramos, para que possamos tossi-los para fora.
  • Tem papel fundamental na produção de glóbulos brancos do tipo linfócitos, que atacam micróbios patogênicos e células cancerígenas e produzem anticorpos e proteínas antivirais que fortalecem nosso sistema imunológico. 
  • Ajuda na produção hormonal de testosterona e estrogênio
  • Protege contra formação de pedras no rim, doenças autoimunes (como diabetes tipo 1), asma e alergias, intolerâncias alimentares (como doença celíaca)

Existem dois tipos de vitamina A nos alimentos: 

  1. Retinol, presente em alimentos derivados de animais, com as fontes mais rica, disparado sendo o fígado (onde a maioria dos animais inclusive nós humanos, armazena vitamina A). Rins, enguia, atum, arenque e cavala, Manteiga, ovos, leite e queijos camembert e roquefort também são fontes de retinol. 
  2. Carotenoides, presentes nas plantas, que nosso organismo converte em retinol. Existem mais de 600 tipos de carotenoides nas plantas, com centenas de funções importantes, porém apenas 10% destes são considerados pro-vitamina A, ou seja, podem ser convertidos em retinol no organismo. Verduras vermelhas, amarelas, cor de laranja e verdes, costumam ser ricas em carotenoides pro vitamina A, como alfa e beta caroteno. Uma imagem contendo mesa, comida, papel, fileira

<br><br>Descrição gerada automaticamente

Veja aqui os alimentos mais ricos em carotenoides que nosso corpo transforma em retinol e em seguida, em vitamina A:

100 gramas de:% recomendação diária:
Sopa Thai Carrot URBAN REMEDY (70 g batata doce + 90 g de cenoura)575%
Batata Doce 384%
Cenoura 341%
Salada Macro Bowl URBAN REMEDY (75 g Batata Doce)288%
Folha de mostarda 210%
Espinafre 188%
Alface romana 174%
Couve 133%
Sopa Smashing Pumpkin URBAN REMEDY (130 g de abóbora)130%
Folha de beterraba 127%
Salsinha (1 xicara / 60 gramas)101%
Salada Pumpkin Bowl URBAN REMEDY (100 g de abóbora)100%
Abóbora 100%
Pimentão amarelo, vermelho e laranja63%
Bowl Thai Hi Protein URBAN REMEDY (50 g de abóbora)50%
Brócolis31%
Papaya 22%
Manga 21%
Aspargos20%
Tomate17%
Couve de Bruxelas15%
Pimentas vermelhas (2 colheres de chá)9%
Grapefruit (1/2 unidade média)6%

Fonte: USDA (Departamento de Agricultura dos EUA)

Os sucos prensados à frio URBAN REMEDY também são uma maneira prática de aumentar seu consumo de vitamina A. Se não mastigarmos o alimento até que ele vire uma papa na boca, tem grande chance de deixarmos de absorver os nutrientes que ficam presos nas fibras do alimento. Um suco de verdura é um alimento “pré-mastigado”: líquido, sem fibra/bagaço, sem adição de água ou quaisquer outros ingredientes além das frutas e verduras, repleto de nutrientes altamente bio-disponíveis, pois o fato de ser líquido permite que os nutrientes sejam assimilados sem perda. A absorção dos nutrientes é próxima a 100%.  

Uma imagem contendo comida, mesa, suco de fruta

Descrição gerada automaticamente

Veja só:

Bebidas URBAN REMEDY% recomendação diária:
Suco #11 Raizes (850 g de cenoura)2.900% 
Suco After Party #4 (630 g cenoura)2.100% 
Sucos #1(Verdadeiro), #7 (Guru), #13 (Evergreen), #15 (Flush), #16 (Green-Go) e #18 (Lótus) contêm no mínimo 70 g espinafre130%

Importante

A vitamina A necessita de lipídeos, ou gorduras, de algum tipo para ser absorvida em nosso organismo, portanto sempre que consumir alimentos ricos em vitamina A, inclua também um pouco de azeite, óleo de gergelim ou óleo de coco extra virgem. Azeite de dendê além de ser uma excelente fonte de pro-vitamina A também é rico em vitamina E que amplifica a absorção da vitamina A. Evite óleos vegetais refinados como soja, milho, canola, girassol pois são ultra-processados e refinados, repletos de químicos e conservantes. São gorduras pró-inflamatórias, que não apresentam nenhum benefício ao nosso organismo, pelo contrário, são tóxicas e fazem muito mal à saúde.

Outra consideração de extrema importância, é que 50% da população possui fatores genéticos que corta em 50% sua capacidade de obter retinol dos carotenóides e 25% da população tem apenas 25% de chance de conseguir fazer esta conversão. Outros fatores que diminuem a quantidade vitamina A que conseguimos obter das plantas são: deficiência em ferro e zinco, metais pesados com chumbo e mercúrio, parasitas, diabetes e hipotireoidismo. Mastigar bem as plantas é de extrema importância pois os nutrientes ficam presos em suas fibras. 

Deixe um comentário :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *