Dicas do médico funcional Dr. Mark Hyman de como aumentar sua imunidade

Como apoiar seu sistema imunológico 

Lembre-se, seu alimento é o seu remédio “Nosso sistema imunológico depende de alimentos integrais repletos de nutrientes para funcionar bem. A morte por infecções nos países em desenvolvimento muitas vezes não é devida a infecção em si, mas a incapacidade do organismo de se defender devido a deficiências nutricionais.”Dr. Mark Hyman 

Coma múltiplas porções de frutas coloridas e verduras ricas em vitamina C, A e fitonutrientes que apoiam o sistema imunológico. 

Coma folhas verde escuras, crucíferas (brócolis, couve flor), pimentões, batata doce e abóboras. Coma no mínimo 2 porções de frutas e 8 porções de verduras por dia! Uma porção equivale a meia xícara. 

Corte açúcar e amidos refinados. 

Nunca houve um momento melhor para fazer um detox de açúcar e junk food. Estudos demonstram que açúcares refinados deprimem o sistema imunológico por horas após o seu consumo. Limitar açúcares e amidos ajuda seu sistema imunológico a funcionar melhor e a sua saúde a melhorar como um todo. 

Coma proteínas suficiente 

Enquanto a maioria das pessoas come proteínas em quantidades adequadas, idosos e veganos podem se beneficiar de comer mais. Proteínas sao fundamentais para a função imunológica. Coma aproximadamente 1 grama de proteina por kg de peso corporal por dia. Proteínas a base de plantas como leguminosas, sementes e castanhas devem ser consumidas em maior quantidade. 60 gramas de carnes orgânica 2x por dia também suprem esta necessidade. 

Acrescente alho, cebola, gengibre e muitas ervas como oregano, cúrcuma e alecrim à todas as refeições. 

Coloque nas sopas e pratos vegetarianos e também em molhos. Alho e cebola contem um espectro enorme de propriedades antimicrobianas. 

Coma alimentos fermentados para apoiar seu microbioma e sua imunidade. 

Coma chucrute, kimchi, missô, natto, iogurte, kefir. 

Beba muitos líquidos. 

Faça sopas e caldos com verduras frescas e tome durante a semana. Beba cha de gengibre e curcuma. Tenha sempre uma garrafa de água perto de voce. Evite bebidas adoçadas com açúcar ou sucos de fruta feitos com concentrados. 

Durma o suficiente. 

Sabemos que o sono restaura e regenera o organismo. Sem sono adequado, e impossível o sistema imunológico funcionar bem. Durma cedo e durma pelo menos 7 a 8 horas por noite. Incorporar técnicas de respiração e relaxamento durante o dia também ajudam a diminuir o stress. 

Exercite-se regularmente 

Exercícios leves a moderados (por 30-45 minutos) ajudam a função imunológica. Evite exercitar-se demais quando esta cansado pois isso abaixa as suas defesas. 

Pratique meditação e yoga. 

Os dados são bem claros. Níveis muito altos de stress aumentam nossa susceptibilidade a infecções virais. Em um estudo voluntários permitiram que virus da gripe fossem injetados em suas narinas. Só sucumbiram ao vírus aqueles havaim pontuado alto num questionário que determinava nível de stress. Agora e a hora de desestressar com banhos quentes, yoga, meditação, respiração profunda, massagem.

Deixe um comentário :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *