Hábitos Saudáveis para combater a Prisão de Ventre

A prisão de ventre é um mal que afeta pelo menos 20% dos brasileiros, de acordo com dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia. Mas o que consiste em prisão de ventre? Ficar sem evacuar 1, 2, 3 dias ou mais? Fazer esforço para evacuar? Dores abdominais e flatulência? Todos os sintomas acima indicam prisão de ventre, mas a verdade é que para considerarmos que nosso intestino funciona bem e não temos acumulo de matéria fecal antiga no intestino, devemos evacuar o número de vezes correspondente às refeições que consumimos, por exemplo: quem come 3 refeições diárias, deveria evacuar 3 vezes ao dia!

O fato é que muito pouca gente consegue ter este grau de regularidade, o que muda bem a estatística de que apenas 20% da população sofre de prisão de ventre. A má alimentação, o sedentarismo, o stress e o ritmo frenético das nossas vidas atrapalham, e muito, o funcionamento do nosso intestino. Muitas pessoas, sem saber carregam dentro de si mais de 5 kg de fezes antigas petrificadas, que entopem o trato intestinal e causam alargamento do diâmetro do intestino para que fezes mais novas consigam passar. A autopsia do rei do rock Elvis Presley revelou mais de 15 kg de fezes em seu intestino, a maioria com mais de 5 meses de “idade”. Elvis notoriamente sofria de prisão de ventre devido à má alimentação e abuso de remédios farmacêuticos (que destroem a flora intestinal). Ter fezes paradas no intestino é uma condição grave que devemos fazer o possível para evitar. As toxinas das fezes voltam para a nossa corrente sanguínea através da parede do intestino que é permeável, aumentando a carga ácida e tóxica do nosso organismo, levando a inflamação sistêmica e criando terreno fértil para o desenvolvimento de uma série interminável de doenças crônicas não transmissíveis.

Além dos problemas óbvios acima, o que muita gente não sabe é que nosso intestino é considerado o nosso segundo cérebro. O intestino é o único órgão com seu próprio sistema nervoso, com mais de 100 milhões de neurônios, mais do que a coluna vertebral, coração e sistema nervoso periférico! A conexão intestino-cérebro é profunda e um intestino preso impacta a produção hormonal e afeta nossas emoções. Quem nunca ouviu o termo “enfezado” para descrever alguém raivoso? Isso acontece, pois mais de 70% da serotonina – neurotransmissor que influencia nosso bom humor, relaxamento e boa qualidade de sono – é produzida em nosso intestino. Um intestino preso tem efeito negativo em nosso humor e qualidade e sono, entre outros comportamentos.

Se você tem prisão de ventre há muito tempo, recomendamos que reavalie diversos hábitos que podem ter causado esta condição. Veja abaixo as principais mudanças que você pode fazer para conseguir melhorar as funções do seu intestino e melhorar muito a sua qualidade de vida:

1. Coma mais verduras, frutas, leguminosas, sementes e grãos! As plantas são nossas únicas fontes de fibras alimentares, que por sua vez são absolutamente fundamentais para o bom funcionamento do intestino. Além de estimularem o trânsito intestinal e darem consistência às fezes, elas varrem as paredes do intestino eliminando fezes antigas e também ajudam na manutenção da microbiota intestinal saudável. Nosso intestino tem de 9 a 11 metros de comprimento e precisamos da ajuda das fibras alimentares para movimentar o bolo fecal neste longo percurso. Prefira as verduras cruas, que além das fibras, são repletas de enzimas que facilitam a digestão.

2. Coma devagar e mastigue muito bem os alimentos antes de engolir. Lembre-se que a digestão começa na boca com a mastigação que causa secreção de enzimas digestivas. Nosso estômago não tem dentes, portanto é fundamental para a boa digestão transformar o alimento em uma papa antes de engolir. Caso contrário, você vai dar um trabalho imenso para seu aparelho digestivo quebrar o alimento em moléculas digeríveis e ele pode fermentar e piorar a digestão.  Mastigar bem também aumenta a absorção dos nutrientes dos alimentos. 

3. A última refeição do dia deve ser leve, de fácil digestão, pois no final do dia temos menos fogo digestivo, nosso aparelho digestivo trabalha com menor intensidade. Dê preferência para sopas, saladas ou smoothies na última refeição do dia . Além de ajudar na digestão, comer leve à noite também pode contribuir para melhor qualidade de sono. Se possível não coma muita tarde. O horário da última refeição para otimizar a digestão deve ser até às 20 horas.

4. Hidrate-se bem! Procure beber pelo menos 1 litro de líquidos antes do café da manhã para estimular o funcionamento do intestino. Durante a noite nosso fígado e nossos rins trabalham para filtrar toxinas e lixos celulares do nosso organismo e o período da manhã é ideal para eliminar tudo que está acumulado pela urina e fezes. Beber muitos líquidos em jejum estimula movimentos peristálticos e promove a eliminação. Comece o dia bebendo pelo menos 500 ml de água com limão/sal do Himalaia, suco de verdura, chás (sem açúcar ou adoçante) ou água de coco, para dar um banho interno no seu organismo e favorecer a eliminação. O consumo regular de sucos de verdura repletos de clorofila favorece a eliminação, pois a clorofila promove uma varredura no trato intestinal desincrustando fezes estagnadas e alcaliniza o pH do organismo que pode ficar mais ácido com acumulo de fezes e toxinas no sangue. Comer qualquer alimento que não seja fruta ou verdura antes de hidratar seu organismo ajuda a “entupir” mais ainda as vias de eliminação. No café da manhã, para promover o bom funcionamento do intestino opte por frutas, um smoothie de frutas vermelhas com semente de chia, mingau de aveia integral ou até mesmo uma bela salada! Estes alimentos favorecem a eliminação! Ao longo do dia, procure beber pelo menos mais 2 litros de água, suco verde, água de coco ou chás para manter-se hidratado.

5. Coma e beba alimentos fermentados como a kombucha (veja aqui nossos 11 sabores para o produto), missô, chucrute, pickles e kefir, que contribuem para o equilíbrio bacteriano intestinal e podem ajudar na digestão e na eliminação eficiente das fezes.

6. Diminua bem (ou suspenda) o consumo de carnes e queijos pelo menos até que seu intestino volte a funcionar normalmente. As carnes não contêm fibras alimentares e demoram muito para serem digeridas e eliminadas, podendo passar 2 dias dentro do seu organismo, ou até mais, se seu intestino está lento. O que acontece durante esse tempo é a putrefação da carne, a proliferação de bactérias ruins e a situação de prisão de ventre (além de outros males) pode se agravar. Queijos e outros laticínios aceleram a produção de muco no organismo, o que também atrapalha o funcionamento intestinal. 

7. Evite ao máximo o consumo de massas, farinhas refinadas, bolos e biscoitos, principalmente os que contém glúten, que é outro elemento que contribui para entupir nossos sistemas de eliminação.

  1. Dê um descanso ao seu aparelho digestivo fazendo um jejum! Se você nunca fez um jejum, imagine que seu aparelho digestivo trabalha sem parar e nunca teve um dia de folga desde que você nasceu! Experimente por 1 dia abster-se de alimentos sólidos e alimentar-se apenas com sucos vivos de verduras como os da Urban Remedy que contém 1 kg de verduras em cada garrafa de 500 ml. Os líquidos vivos, elétricos e repletos de enzimas de uma enorme quantidade de verduras e frutas estimulam as forças elétricas em nosso organismo e estimulam movimentos peristálticos para evacuação de fezes. A densidade nutritiva garante que seu organismo esteja bem nutrido durante o jejum. A energia economizada por não utilizarmos o aparelho digestivo para absorver alimentos líquidos é revertida para as funções de desintoxicação e eliminação que normalmente estão em atraso em nosso organismo.
  1. Nunca espere ou segure a vontade de evacuar! Sentiu vontade, procure o banheiro mais próximo e vá sem medo. Não importa se for em lugar público, não deixe a vergonha atrapalhar o funcionamento do seu organismo. Pode parecer besteira, mas segurar a vontade de evacuar é extremamente prejudicial à saúde e uma das causas da prisão de ventre. Nossa sociedade infelizmente ainda lida com o ato de evacuar como algo do qual devemos sentir vergonha. Este tabu é principalmente nocivo entre as mulheres, que são criadas para ter vergonha de soltar gases ou evacuar em lugares públicos. Livre-se desta crença e pense que infeliz é quem pensa desta maneira.
  1. Mude a posição de evacuar. A posição que mais facilita a evacuação é o agachamento, de cócoras, pois estimula o movimento peristáltico e facilita o trânsito das fezes. Coloque um banquinho para apoiar os pés na frente do vaso sanitário de modo que seus joelhos fiquem mais próximos da altura do seu peito e ombros.
  1. A pressa e o stress são inimigos da evacuação regular. Se você é uma dessas pessoas que acorda a mil por hora e já tem mil funções com os filhos ou sai correndo de casa para trabalhar, experimente acordar 30 minutos mais cedo, beber pelo menos 500 ml de água ou suco verde para estimular a eliminação e esperar seu intestino funcionar antes de começar a rotina.
  1. Desista de querer controlar tudo, de competir com todo mundo. Não segure mágoas ou rancores passados. Aceite o que vier na sua direção como aprendizado e vire a página bem rápido. Estes hábitos podem ajudar no funcionamento do intestino, pois este órgão é afetado pelos centros energéticos (chakras) baixos que lidam com sentimentos de sobrevivência e poder.

Lembre-se de que não há solução mágica para o resultado de anos de hábitos nocivos acumulados. A solução está na mudança gradual e permanente de estilo de vida. Comprometa-se com as mudanças de hábitos por pelo menos 30 dias antes de esperar resultados mágicos. E não desista! Você tem a chave para a sua saúde e só você pode fazer a mudança. Conte com a Urban Remedy para te ajudar no caminho de mudanças de hábitos alimentares. Temos soluções completas para qualquer que seja o seu momento e sua necessidade!

Deixe um comentário :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *