Este é o ‘pior ingrediente alimentar para o seu sistema imunológico’ – especialmente durante o Covid, diz imunologista

Quando a primeira onda de Covid atingiu os EUA, ficou claro que a maioria dos pacientes colocados em ventiladores tinha uma série de condições subjacentes. Entre eles estavam distúrbios metabólicos como obesidade e diabetes, que vêm aumentando nos EUA nos últimos anos.

Uma pergunta que intrigou as pessoas no início da pandemia foi: por que o diabetes dificulta o combate a um vírus respiratório?

Primeiro, sabemos que o vírus SARS-CoV-2 pode piorar o controle do açúcar no sangue a curto prazo e pode potencialmente levar as pessoas com diabetes a um estado de açúcar no sangue muito perigoso, mostram estudos. Ele faz isso ligando-se aos receptores encontrados nas células beta do pâncreas, que produzem insulina.

Como alergista e imunologista, frequentemente digo aos meus pacientes que ter diabetes significa que você está em um estado inflamatório crônico de baixo grau, que sobrecarrega o sistema imunológico inato do corpo e torna mais lento o salto sobre os patógenos quando eles entram no corpo.

Quando se trata do nosso sistema imunológico, o que comemos importa muito. E nenhum ingrediente é mais prejudicial à sua saúde imunológica do que o açúcar, especialmente durante o Covid.

Açúcar: o pior ingrediente alimentar para o seu sistema imunológico

Quando você tem alto nível de açúcar no sangue – que é causado por muitos fatores, mas o maior é consumir muito em sua dieta – inicia um ciclo vicioso de resistência à insulina e obesidade que aumenta as citocinas inflamatórias, danifica os vasos sanguíneos e ativa o sistema imunológico para reparar essas áreas.

Isso cria uma grande distração para o sistema imunológico e abre caminho para que bactérias e vírus perigosos passem pelas defesas do nosso corpo.

Se você já foi diagnosticado com pré-diabetes ou diabetes, isso pode parecer uma má notícia. Mas isso não; O diabetes tipo 2 não precisa ser permanente.

Eliminar o excesso de açúcar de sua dieta pode não apenas ajudar a acabar com esse ciclo, mas também revertê-lo completamente. Diminuir o consumo de açúcar é uma das maneiras mais eficazes de melhorar seu sistema imunológico.

O açúcar está escondido em todos os lugares

Você pode estar pensando: eu não sou uma pessoa de doces, então não preciso me preocupar com isso!

Mas mesmo que você não coma rosquinhas, doces, bolos ou biscoitos regularmente, ter muitos carboidratos simples como pão, macarrão, arroz, cereais ou até mesmo certas frutas e sucos podem aumentar silenciosamente o açúcar no sangue.

As pessoas muitas vezes esquecem – ou não percebem – que o açúcar está no ketchup, molhos para salada e lattes, bem como em sucos, iogurtes, cereais e barras de proteína.

Eu sou a favor de cuidados preventivos, especialmente quando se trata de uma doença insidiosa como diabetes, e recomendo que o primeiro passo que você dê em sua jornada de nutrição – independentemente da idade – seja pedir ao seu médico para realizar um teste de hemoglobina A1c em jejum, mesmo se a glicemia de jejum estiver normal.

Os testes de hemogoblina A1c medem o açúcar no sangue médio nos três meses anteriores, portanto, mesmo que o açúcar no sangue esteja normal no dia em que você consultar seu médico, o teste pode detectar problemas subjacentes.

Como proteger sua saúde de açúcar no sangue

Depois de ter uma ideia de onde você está no espectro de açúcar no sangue, siga as etapas abaixo para melhorar a saúde:

1. Reduza os açúcares óbvios.

Isso significa doces, refrigerantes, bolos e aqueles lattes com sabor sazonal que todos nós amamos. Esses alimentos e bebidas não fornecem nenhum valor nutricional e contêm grandes quantidades de açúcar.

Em vez disso, opte por chocolate amargo, frutas vermelhas ou outro deleite com baixo teor de açúcar. Não estou dizendo que você precisa eliminar todos os alimentos açucarados para sempre. A sobremesa ocasional é bom! Mas no início, é importante chegar a um lugar onde o açúcar no sangue seja estável e saudável.

2. Leia os rótulos.

Agora é hora de verificar a quantidade de açúcar adicionado em cada item em sua despensa – e quero dizer tudo, até mesmo coisas anunciadas como “com pouco açúcar” ou “saudáveis”.

O americano médio consome cerca de 17 colheres de chá (71 gramas) de açúcar adicionado por dia, mas a American Heart Association recomenda não mais do que seis colheres de chá (25 gramas) de açúcar adicionado por dia para mulheres e nove colheres de chá (36 gramas) para homens. .

Lembre-se, ainda obtemos açúcares naturais de frutas, vegetais e grãos, então certamente não somos deficientes!

3. Coma mais fibras.

Se o açúcar é veneno, a fibra é o antídoto. A fibra não apenas mantém sua digestão regular, mas também ajuda a retardar a absorção de açúcar na corrente sanguínea, o que o protege dos picos de açúcar.

A falta de fibra é outra razão pela qual refrigerantes, sucos de frutas e bebidas de café açucaradas são tão prejudiciais à sua saúde. Eles contêm uma tonelada de açúcar e nenhuma das fibras que protegem o açúcar no sangue que os alimentos frescos à base de plantas inteiras têm.

Alguns dos meus alimentos ricos em fibras favoritos são feijão preto e lentilha, aveia cortada em aço, abacate, trigo sarraceno, pera, framboesa, cevada e linhaça.

4. Prefira os nutrientes às calorias.

Em vez de se preocupar em cortar calorias, concentre-se em adicionar mais alimentos ricos em nutrientes à sua dieta, com muitas proteínas e gorduras saudáveis.

Você não precisa ficar com pouco carboidrato, basta escolher os carboidratos “certos”. Na verdade, comer carboidratos na forma de vegetais, feijão, frutas inteiras, nozes e sementes – todos os alimentos ricos em minerais e vitaminas – é uma ótima maneira de manter a fome afastada.

Existem vários aplicativos para ajudá-lo a rastrear sua ingestão. Todos os meus pacientes registram sua alimentação por alguns dias para ver quanto açúcar adicionado, fibras e outros nutrientes estão realmente recebendo. Muitas vezes é muito revelador.

Dr. Heather Moday é uma alergista certificada, imunologista e médica de medicina funcional. Ela também é autora de ”The Immunotype Breakthrough: Your Personalized Plan to Balance Your Immune System, Optimize Health, and Build Lifelong Resilience.” Instagram @theimmunityMD e Facebook.

Traduzimos esse artigo da Dra. Heather Moday para CNBC para vocês

https://www.cnbc.com/2022/01/15/this-is-the-worst-ingredient-for-your-immune-system-says-immunologist-and-health-expert.html

Deixe um comentário :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *