Vitamina D

A vitamina D é um dos micronutrientes mais importantes para a nossa saúde, 

pois tem um papel central em funções como absorção de cálcio, controle da pressão arterial e apoio ao sistema imunológico, além de agir como um hormônio. Infelizmente a maioria de nós é deficiente nesta vitamina, que o colesterol na nossa pele produz com a energia de raios ultravioleta B. Em outras palavras, a exposição ao sol por 30 minutos sem protetor solar, pelo menos 3 vezes por semana é fundamental para sintetizarmos vitamina D em quantidade suficiente para a nossa saúde. No caso de quem nao consegue se expor ao sol ou tem outras restrições relacionadas a esta prática (como a pele sensível, quimioterapia) a suplementação de vitamina D3 é indicada.

Quando tomamos sol por 10 minutos, sem protetor solar, nosso corpo absorve aproximadamente 10,000 unidades de vitamina D (a recomendação diária gira em torno de 3,000 unidades), porém esta quantidade difere de pessoa para pessoa, conforme a quantidade de melanina na pele. Quanto mais melanina, mais escura a pele, e menos radiação ultravioleta a pele absorve pois ela tem um efeito fotoprotetor. Portanto quanto mais clara a pele, mais vitamina D será absorvida na exposição solar.

Importante: Nosso corpo necessita de níveis adequados de magnésio, para conseguir absorver e metabolizar a vitamina D, portanto sem magnésio, mesmo com exposição suficiente ao sol, não teremos níveis de vitamina D suficiente. O magnésio está presente abundantemente em verduras verde escuras, feijões, castanhas, grãos integrais, cacau e diversos alimentos. O magnésio e necessário em aproximadamente 300 funções metabólicas. 75gr de nossas pepitas Umê tem 100% da recomendação diária de magnésio

A Vitamina D ajuda a reduzir inflamação e regula a função de glóbulos brancos, os soldados do nosso sistema imunológico, diminuindo a capacidade de virus reproduzirem-se em nosso corpo. A vitamina D tambem ativa enzimas que previnem danos a tecidos do nosso corpo.

São poucas as fontes alimentares de vitamina D, a maioria delas de origem animal, e nao comuns e nossas dietas, o que faz da luz solar a melhor fonte de vitamina D.

Fonte de Vitamina D

% recomendação diária

Luz do Sol (10-30 mins/3x por semana)

> 100%

Óleo de fígado de bacalhau (1 col SOPA)

>100%

Salmão selvagem (100 gramas)

100%

Atum (100 gramas)

40%

Leite fortificado (1 xicara)

31%

Sardinha (2 unidades)

12%

Figado bovino (100 gramas)

11%

Ovos (1 unidade)

10%

Cogumelos (1 xicara)

1%

Deixe um comentário :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *